Bancários esperam mais respeito de novo presidente do Santander
A troca de presidente do Santander Brasil, deve ser aproveitada pelo banco para desenvolver posturas de mais respeito em relação ao trabalhador brasileiro, além de amadurecer suas relações com as entidades sindicais. A avaliação é da diretora do Sindicato dos Bancários e funcionária do Santander Brasil, Rita Berlofa, que considera graves e injustificáveis que haja diferenças na maneira como a empresa trata seus funcionários na Espanha e nos demais países da Europa, em relação aos do Brasil e da América Latina.
A direção mundial do Santander anunciou que o atual presidente do Santander Brasil, Fábio Barbosa, vai deixar o cargo e assumir a presidência do Conselho de Administração do banco. Em seu lugar, assumirá o atual diretor geral do grupo Santander, o espanhol Marcial Portela.
"Os trabalhadores (do Santander Brasil) esperam que o novo presidente reconheça quem são os verdadeiros responsáveis pelos resultados grandiosos que o banco vem registrando no país e que passe a adotar práticas que propiciem o diálogo e o entendimento", disse Rita.
A dirigente sindical aponta que há "um verdadeiro abismo" entre as relações de trabalho estabelecidas pelo Santander na Europa e nos países latino-americanos, em especial o Brasil. "O banco avalia que a América será responsável por cerca de 45% do resultado (que será positivo) apurado em 2010, mas nossos trabalhadores são tratados de forma incompatível com o lucro que produzem", completa.
Para Rita Berlofa, a troca de presidentes no Santander Brasil é motivado pela crise financeira em que boa parte do continente europeu se encontra atualmente. "O Brasil é o 'país do momento', a Espanha está com sérios problemas econômicos e, portanto, se antes éramos a joia da coroa, hoje somos o próprio reinado", ilustra. "E com essa expectativa, o (Emilio) Botin (presidente mundial do Santander) pode ter manobrado para nomear o Portela, que é espanhol e pessoa muito próxima a ele."
Fonte: Rede Brasil Atual
Nenhum comentário:
Postar um comentário