Aeroviários e aeronautas fecham acordo com 8,75% de reajuste salarial
Após quase dois meses de negociação, sindicatos e empresas aéreas definem acordo: aeroviários e aeronautas conquistaram 10% de aumento nos pisos e 8,75% de reajuste nos salários e demais itens econômicos. A criação de piso para operador de equipamento de viatura, antiga reivindicação dos trabalhadores, não foi definida nessa Campanha Salarial, mas vai ser discutida nas reuniões bimestrais de 2011.
Para os dirigentes sindicais, a Campanha Salarial Unificada 2010/2011 foi uma grande vitória, apesar das dificuldades criadas pelo Governo e Judiciário. Manifestações e paralisações organizadas pelos profissionais da aviação nos aeroportos do país resultaram em liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que numa medida inconstitucional jamais vista no Brasil, impediu os sindicatos representantes das categorias de realizarem greve.
A luta continua
O piso estipulado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) na criação de piso para operador de equipamento de viatura não agradou aeroviários, que rejeitaram a proposta durante assembléia. O salário de R$ 810,05, oferecido pelas companhias de aviação, está muito longe da média salarial praticada em outros setores, que varia em torno de R$ 1200,00. Mas a discussão vai ser mantida ao longo do ano, durante as reuniões bimestrais que ocorrem entre SNEA e Sindicatos dos Trabalhadores.
Fonte: Sindicato Nacional dos Aeroviários
Nenhum comentário:
Postar um comentário