Mais oito sindicatos no Rio assinam com bancos acordo contra assédio moral
Mais oito sindicatos do interior do Estado do Rio de Janeiro assinaram nesta quarta-feira, dia 23, com sete bancos o acordo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho. O instrumento é uma das conquistas da Campanha Nacional de 2010 e foi firmado durante solenidade que homenageou as mulheres e reinaugurou a sede da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Feeb RJ-ES), no centro do Rio.Assinaram o acordo que combate o assédio moral os sindicatos de Angra dos Reis, Campos, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios com o Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Santander, Citibank e Safra.
Os sindicatos da Baixada Fluminense, Petrópolis, Rio de Janeiro e Sul Fluminense já haviam firmado o documento, em 26 de janeiro, quando a Contraf-CUT e várias entidades de todo país assinaram os primeiros acordos.
A cerimônia foi aberta pelo vice-presidente da Feeb RJ-ES, Nilton Damião Esperança, e contou com a presença do secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, e do assessor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Febraban, Nicolino Eugênio.
Valorização das mulheres
Antes da assinatura do acordo, a diretora para Questões da Mulher da Feeb RJ-ES, Iraciny da Veiga, coordenou a mesa em homenagem ao mês da mulher. A deputada estadual Inês Pandeló (PT-RJ) fez uma palestra sobre a condição da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, destacando a violência doméstica, um dos temas mais focados pelo movimento de mulheres.
Na ocasião, foi feita também uma merecida homenagem à sindicalista Paula Virgínia de Souza Oliveira, falecida em fevereiro de 2010. A deputada entregou uma placa e um buquê de flores para a irmã de Paulinha, Sônia (foto).
Combate ao assédio moral
Após a assinatura, a ex-bancária e professora Teresinha Martins, pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez uma exposição sobre assédio moral.
Teresinha chamou a atenção dos bancos para a necessidade de ações que visem o combate e a erradicação da violência moral no trabalho.
Reinauguração da sede
Ao final do evento, o presidente da Feeb RJ-ES, Fabiano Júnior, coordenou a solenidade de reinauguração da sede que foi completamente reformada. O espaço foi modernizado e redesenhado para proporcionar mais funcionalidade e conforto aos dirigentes sindicais e funcionários.
Houve corte de uma fita simbólica vermelha pelos representantes das entidades, seguida de uma confraternização. Também prestigiaram o evento o presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, e o vereador do Rio, Reimont (PT).
Fonte: Contraf-CUT com Feeb RJ-ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário