quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Banco do Brasil e Caixa Econômica recebem reivindicações especificas
A pauta de reivindicações especificas dos funcionários do Banco do Brasil foi entregue pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, pela manhã à direção do Banco do Brasil, em Brasília. Definida no 22º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, realizado em São Paulo em julho, a minuta traz como prioridades itens como o fim do voto de minerva da Previ, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas e dos descomissionamentos, mais contratações, Cassi e Previ para todos os trabalhadores dos bancos incorporados e reforço do caráter público do BB, entre outros.

O lucro exorbitante alcançado pelo BB nos últimos meses foi lembrado pelo Comando. Segundo o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, esse crescimento é a prova de que chegou a hora de dar um salto maior nas conquistas do que foi dado na última campanha. "Se o Brasil quer avançar, temos que deixar de buscar só o desenvolvimento econômico e buscar o desenvolvimento de forma geral, em todas as áreas. Esse é o momento de levar para a sociedade o debate em relação ao papel dos bancos", defendeu.

Cordeiro também criticou o assédio moral sofrido pelos funcionários e reiterou o compromisso de lutar pelo fim dessa prática desumana. "O que mais tem nos preocupado é essa forma violenta de fazer os bancários cumprirem as metas. Infelizmente o BB está mais preocupado em disputar com os bancos privados do que em ser um banco público e por isso acaba tratando os funcionários dessa forma", criticou.

Na CEF a entrega da pauta de reivindicações dos empregados da CEF para a campanha salarial 2011  foi entregue ao diretor de Gestão de Pessoas da Caixa, Nelson Antônio de Souza, na tarde desta quarta-feira, dia 17 de agosto, durante ato ocorrido no edifício da Matriz I, em Brasília (DF). As demandas dos trabalhadores foram aprovadas pelo 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado nos dias 9 e 10 de julho, em São Paulo (SP).


Na mesma ocasião, e a pedido da representação nacional dos empregados, foi agendada uma reunião nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, na capital federal, para tratar especificamente das pendências da mesa de negociações permanentes. Esse encontro acontece entre as 15h e 17h30.

No ato realizado no edifício da Matriz I, o coordenador do Comando Nacional e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Carlos Cordeiro, lembrou que a minuta da Caixa é específica e complementar à pauta geral da categoria bancária. Em seguida foi solicitada agilidade na mesa de negociações deste ano, para que não ocorram protelações injustificáveis.

A expectativa, segundo ele, é para que o acordo específico de 2011 seja fechado em patamares ainda melhores do que o firmado no ano passado. E, por fim, acrescentou: "Queremos resolver as questões da Caixa no âmbito da mesa específica, a exemplo do que ocorreu na campanha salarial 2010. Isto, sem dúvida, será bom para ambos os lados".

Fonte: Contrafcut

Nenhum comentário:

Postar um comentário