quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Contraf-CUT discute sistema financeiro cidadão na Câmara nesta quarta
A Contraf-CUT participa nesta quarta-feira, dia 24, às 9h, do Seminário Propostas para um Sistema Financeiro Cidadão, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O debate, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor, em conjunto com a Comissão de Finanças e Tributação, foi requerido pelos deputados Carlinhos Almeida (PT-SP), Roberto Santiago (PV-SP), João Dado (PDT-SP) e Arnaldo Jardim (PPS-SP). O evento será realizado no Plenário 2 do Anexo II da Câmara.

Entre os objetivos do seminário estão: discutir e buscar soluções para o desrespeito aos usuários do sistema financeiro nos altos preços das tarifas e juros, no tempo nas filas, na discriminação aos cidadãos de menor pode aquisitivo, na insegurança nas agências e na exposição de dados pessoais a estranhos, via terceirização dos serviços.

"A Contraf-CUT se opõe ao modelo de segmentação do atendimento bancário, que tem empurrado clientes de baixa renda para os correspondentes, e defende a inclusão bancária com a universalização dos serviços para todos os cidadãos brasileiros", afirma o secretário-geral da Contraf-CUT, Marcel Barros, que representará a entidade no seminário.

Para ele, é fundamental a suspensão das resoluções do Banco Central que ampliam a atuação dos correspondentes, violando a Constituição Federal ao legislar em substituição ao Congresso Nacional. A Contraf-CUT apoia a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) nº 214/2011, do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende essas resoluções do BC.

Veja quem participa do seminário:

Marcel Barros
Secretário-geral da Contraf-CUT

Carlos Eduardo Rodrigues da Cunha Gomes
Chefe Adjunto do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro do Banco Central

Valquíria Oliveira Quixadá Nunes
Coordenadora do Grupo de Trabalho do Sistema Financeiro Nacional da 3ª Câmara do Ministério Público Federal - MPF

Amaury Martins de Oliva
Diretor Substituto do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça - DPDC

Murilo Portugal Filho
Presidente da Federação Brasileira dos Bancos - Febraban

Victor Leonardo de Araújo
Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

Sérgio Belsito
Presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Maria Inês Dolci
Coordenadora Institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Proteste

Sílvio Giusti
Gerente de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB

Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário