quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eleição para Diretoria Estadual da ANABB no RN.

Hermínio Sobrinho

Atual Diretor Estadual da ANABB no RN e candidato à reeleição. Nº 569.

Prezados colegas,

Quando de minha candidatura para Diretor Estadual da ANABB em 2008, em cujo pleito fui eleito e empossado em janeiro de 2009, colocava para os colegas uma plataforma de atuação que seria a guia de minhas ações como diretor, mesmo sabendo dos limites de poder e de representação de um diretor estadual.

Exponha, à época, a importância e a função do Diretor Estadual como elo de ligação entre a base de associados e a Diretoria Executiva da ANABB. Da necessidade de trazer para debate com os associados e o funcionalismo do BB, questões de interesse de todos, como a PREVI, CASSI, Banco do Brasil,e principalmente, de fazer com que a ANABB não fosse vista como algo distante e inacessível para a maioria dos associados. Fazia-se necessária a instalação de um escritório, de um ponto físico, com a mínima estrutura disponível, mas que representasse um ponto de apoio e atendimento das demandas dos associados aqui no Rio Grande do Norte. Mesmo com os parcos recursos disponíbilizados à nossa diretoria, alugamos e estruturamos uma sala nas dependências da AFABB RN em maio de 2009. Local de encontro e atividades dos colegas aposentados, a AFABB RN é hoje uma referência nacional em termos de atendimento e de prestação de serviços a aposentados e pensionistas. A parceria com a AFABB deu certo, e o escritório mesmo não contando com nenhum empregado, pois a verba para custeio não dar para cobrir tal despesa, vem funcionando a contento, sendo motivo de elogios por parte dos associados, e cuja porta está sempre aberta para atender tanto os colega aposentados, como os da ativa. Tem sido um trabalho realizado no dia-a-dia, feito com espírito voluntarioso, pensando sempre em como servir melhor os associados. Um local ao qual os colegas dirigem-se para fazer suas demandas, suas queixas, suas sugestões, opinar e debater sobre os mais variados assuntos, de modo franco, aberto e democrático. Fizemos várias reuniões para discutir PREVI, CASSI (atuação constante e firme no Conselho de Usuários), Ações Judiciais e outros assuntos. Encaminhei aos fóruns competentes tudo que foi demandado pelos associados; participei ativamente das suas angústias e anseios, e sempre aberto ao diálogo. Tenho dito a todos que me procuram: a minha representação é passageira, mas a ANABB é permanente. Fui eleito para representar os associados do meu Estado, portanto, não represento grupo A ou B. Acima dos grupos e dos interesses pessoais, está a defesa dos associados, independentemente de qualquer posição política ou ideológica. Tenho defendido com insistência que a ANABB deve se voltar prioritariamente para as atividades que vão ao encontro dos seus objetivos institucionais e estatutários, na defesa determinada e contundente dos direitos dos associados, de modo independente, isto tanto em relação a PREVI, como o Banco do Brasil ou a CASSI. A ANABB não pode se desvituar dos seus fundamentos e dos fins para os quais foi criada. E é esta a luta que pretendo continuar. Tenho mantido um bom relacionamento com todas as entidades representativas do funcionalismo do Banco do Brasil, como a AFABB, AAFBB, AABB, Sindicato e outras. Cada qual no seu espaço, mas na compreensão que o fim é o mesmo: a defesa do funcionalismo do BB, quer sejam aposentados ou em atividade.

Sinceramente, sou e estou feliz com o trabalho realizado. Um trabalho simples, porém realizado com muito empenho, dedicação e carinho.

Estamos dentro de um processo eleitoral da ANABB. A votação para a eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, das Diretorias Regionais e dos Representantes das Agências do Banco do Brasil ocorrerá de 04 de outubro a 03 de novembro de 2011. Estou anexando uma lista com indicações de nomes de vários colegas. Não é uma lista fechada. A escolha é sua. O seu voto é independente. Pense. Reflita. Analise. Qual a ANABB que você deseja? Quais os compromissos e focos devem nortear a próxima gestão da ANABB? Não deixe de votar.

Temos muito a caminhar. Para a continuidade desta luta e desta caminhada, coloco mais uma vez o meu nome como candidato a Diretor Regional da ANABB aqui no Rio Grande do Norte. Peço o voto de cada um de vocês. Espero e desejo contar mais uma vez com a confiança dos colegas, na certeza que deste velho companheiro e colega sempre terão como retribuição, muito trabalho e a busca permanente da defesa irrestrita dos nossos direitos, com ética, serenidade, firmeza e responsabilidade.

Transcrevo abaixo, mais uma vez (com autorização do autor), um poema enviado pelo colega aposentado Horácio Paiva. Horácio foi presidente do Sindicato dos Bancários do RN no período difícil da ditadura. Figura exemplar e liderança emblemática. Estivemos junto em vários momentos, quando as dificuldades da luta eram grandes. Mas valeu a pena. O poema é uma reflexão sobre o momento atual - social/político- e está ligado à luta de todos que não se deixam esmorecer nem fraquejar. Será que tem algo a haver sobre o momento atual pelo qual passa a ANABB? Vamos pensar. O Tempo passa mas as convicções se eternizam. Parabéns, amigo Horácio!

ENQUANTO O POVO DORME

enquanto o povo dorme
dizem eles
tudo é permitido
e não há censura

enquanto o povo dorme
não há problema algum
para os sombrios impulsos
tratativas e negócios

por que então desesperar
se ainda há tempo
e o povo está dormindo?

por que então preocupar-nos
enquanto o povo dorme
e não há qualquer perigo?

ele não pode ouvir
ver ou entender
pois está dormindo

e nem acreditar
pois ainda não sabe
que a simulação é a chave

não há que perder a calma
quando ainda há tempo

não há risco
enquanto o povo dorme

o risco é o povo acordar

mas nunca é tarde
e ainda poderemos fingir
que sempre estivemos com ele
e que até o ajudamos
a despertar
                         
                                                                     (Horácio Paiva)

Obs.: As atuais diretorias estaduais terão nova denominação: Diretorias Regionais. Portanto concorro ao cargo de Diretor Regional do RN.

Hermínio Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário