quinta-feira, 15 de março de 2012

Funcionários do BNB protestam e cobram pagamento da PLR 
 Com uma participação massiva do funcionalismo, os Sindicatos realizaram protestos contra o não pagamento da segunda parcela da PLR, o sindicato do Ceará realizou uma grande manifestação na Praça Jáder Colares, no BNB Passaré, nesta quarta-feira, 14/3, cobrando do Banco mais respeito aos seus trabalhadores.

O protesto que fez parte do Dia Nacional de Luta pelo pagamento integral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conforme orientação da Contraf-CUT, através da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), órgão que assessora as negociações com o Banco.

Agências de toda a região Nordeste foram alvos de manifestações organizadas pelos sindicatos.

É de lamentar a atitude do sindicato do RN por não participar da realização do protesto, esquecendo que no Rio Grande do Norte os companheiros do BNB também estão sendo afetados pela medida tomada pelo banco, e estavam aguardando a realização do protesto, para denunciar que "Os funcionários do BNB não podem ser responsabilizados e nem pagarem o ônus da má-gestão do Banco”, conforme afirma Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB. Ele avisou ainda que a mobilização poderá culminar com uma paralisação total das atividades do Banco a partir de 28 de março, a ser deliberada em assembleias no dia anterior. Nesta sexta-feira (16/3), os bancários terão uma nova rodada de negociações com o BNB, em que será tratada a questão da PLR.

O Sindicato dos Bancários do Ceará solicitou ao Dieese uma análise do balanço do BNB e constatou queda de 16,2% no total a ser distribuído a título de PLR em 2011 em relação a 2010. A redução ocorreu devido ao elevado crescimento das provisões para créditos de liquidação duvidosa que, no exercício passado, aumentaram em 124% no curto prazo. Com isso, há o risco de os trabalhadores ficarem sem o pagamento da segunda parcela da PLR e até mesmo de serem forçados a devolver parte do que já recebera.

Coordenação Executiva da Comissão Nacio dos Funcionários do BNB
Contraf-Cut
Unidade Bancária do RN-CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário