quinta-feira, 19 de julho de 2012

CUT exige negociações na marcha dos servidores públicos, em Brasília

Crédito: Augusto Coelho   
Novo presidente da CUT, durante mobilização dos servidores públicos

Mais de 20 mil servidores públicos federais realizaram na manhã desta quarta-feira (18) uma marcha pela Esplanada dos Ministérios para exigir abertura de negociações. Eles querem discutir imediatamente as três principais reivindicações da categoria: reajuste salarial, implantação de um plano de carreiras e melhores condições de trabalho.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, o coordenador nacional do CSP Consultas, José Maria, e o presidente da CTB, Wagner Gomes, além de dirigentes da CUT, como Pedro Armengol, secretário adjunto da Secretaria de Relações de Trabalho da CUT, e Rodrigo Brito, presidente da CUT-DF, reforçaram a marcha dos servidores.

Vagner ressaltou a importância da unidade da luta dos servidores públicos federais, que contam com a participação de três centrais sindicais. Para ele, isso fortalece ainda mais o movimento.

"A unidade na luta é comum a todas as entidades comprometidas", disse Vagner, que mandou um recado ao governo: "É inconcebível que depois de 30 dias de greve o governo não tenha feito uma proposta para os servidores públicos federais. A greve é um instrumento legítimo de luta e o governo tem de receber o trabalhador para negociar. Queremos propostas para todos os setores e não apenas para os professores porque, senão, a greve continua, continua e continua".

De cima do caminhão de som, ao lado do Ministério do Planejamento, o dirigente da CUT também mandou um recado para a ministra Miriam Belchior: "Companheira Míriam, você precisa receber o comando de greve e negociar".

Vagner argumentou que servidor público valorizado garante um serviço público de qualidade tão importante para o desenvolvimento do Brasil com justiça social e distribuição de renda.

O outro recado será dado nesta quinta-feira, dia 19, na audiência com Gilberto Carvalho (da secretaria-geral da Presidência da República). Vagner disse aos servidores que vai pedir ao ministro que intervenha para que o governo apresente uma proposta e respeite os trabalhadores.

"Não vamos arrefecer, nosso papel é defender os trabalhadores", concluiu o presidente da CUT.

Negocia, Dilma!

Com palavras de ordem como "Negocia, Dilma!" - slogan da marcha - e, "Dilma, se estamos nas ruas, a culpa é sua", servidores de todos os estados brasileiros saíram da Catedral de Brasília, passaram pelo Congresso Nacional e pelo Palácio do Planalto e pararam ao lado do Ministério do Planejamento, onde a categoria pretende ficar acampada até que a ministra Miriam Belchior atenda ao grupo que coordena a greve.

Marize Muniz - CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário