sexta-feira, 17 de junho de 2011

Diretoria do Sindicato (Conlutas) defende o isolamento e deixa os Bancários do RN fora dos eventos da Campanha Nacional dos Bancários 2011


No encontro estadual dos bancários do RN organizado pelo sindicato, no dia 11/06, em sua sede, a diretoria do sindicato – conlutas - defendeu a proposta da não participação dos bancários do Rio Grande do Norte nos eventos setorias (Congressos do BB, CEF e BNB), regionais e nacionais da categoria, são nesses eventos que são aprovadas as reivindicações que serão levadas para as assembléias discutirem e deliberarem sobre a sua aprovação. No entanto a direção do sindicato mais uma vez defendeu a exclusão do RN nos fóruns nacionais e regionais, não dando a oportunidade aos bancários da base de participarem das discussões nos eventos mais importantes da nossa campanha salarial. Na conferência nacional estarão participando 90% dos sindicatos do país, através dos seus delegados eleitos nas assembléias dos seus sindicatos. O mais representativo fórum de debates da categoria que é a Conferência Nacional, com um papel importante na nossa campanha salarial, que irá contar com a participação de 695 bancários aprovando propostas das bases sindicais de todos os recantos do país e unificando a categoria com uma pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2011. A base do sindicato do Rio Grande do Norte foi alijada de sua participação com a proposta apresentada pela sua diretoria (conlutas), com o RN saindo isolado se achando maior que os demais sindicatos do país.

Defender a divisão da nossa categoria é não entender que independente do banco em que o companheiro venha a trabalha, ele é bancário, temos a Convenção Nacional, que conseguimos com muita luta, é um espelho para as demais categorias de trabalhadores, que almejam um dia alcançar essa conquista, não reconhecer essa conquista que faz parte da história do movimento sindical é um retrocesso, dividir a categoria é justamente o querem os patrões, unidos já é uma tarefa difícil, dividido é cair no individualismo deixando as lutas coletiva que nos trouxe grandes vitórias. Os diretores do sindicato mais uma vez se escondem nos discursos vazios. Para serem coerentes deveriam sair da campanha salarial após serem recebidos pelos patrões e obrigá-los a aceitarem as reivindicações defendidas pela diretoria(conlutas).

O que se ver é pura mesquinhez da direção, ou então medo que a base participe dos foros nacionais e regionais se integrando da realidade de uma campanha que a categoria necessita estar unida para enfrentar as feras do poder econômico, mais o que ser ver é simplesmente a preferência de se acovardar por não ter coragem de assumir o jogo da farsa com a nossa base, com propostas ilusórias, que ao final da campanha a única defesa a ser pelos diretores na assembléia, é o da demagogia “somos contra mais acompanhamos a maioria nacional”, que hipocrisia, esquecem as propostas defendidas e os discursos ferozes já conhecidos que fazem do seu dia-a-dia, que não tem outra coisa a dizer “máscara do disfarce” e que já vem sendo observado por vários companheiros e companheiras. Um dia a mascara cai.

______________________________________________________________________

Saiba dos temas e calendário da 13ª Conferência Nacional dos Bancários

Temas

Emprego e remuneração
Saúde do trabalhador e condições de trabalho
Segurança bancária
Sistema Financeiro Nacional

Calendário dos Eventos.

Até 26 de junho Encontros estaduais dos funcionários do Banco da Amazônia
2 e 3 de julho Congresso do Banco da Amazônia
Até 3 de julho Encontros estaduais dos funcionários do BB, da Caixa e do BNB
9 e 10 de julho Congressos do Banco do Brasil, da Caixa e do BNB
Até 24 de julho Conferências regionais
30 e 31 de julho 13ª Conferência Nacional dos Bancários
Até 6 de agosto Assembléias para aprovação da pauta de reivindicações
9 ou 10 de agosto Entrega da pauta de reivindicações à Fenaban

Um comentário:

  1. De: marta turra [mailto:martaturra@hotmail.com]
    Enviada em: segunda-feira, 6 de junho de 2011 20:32
    Para: Carlos Roberto de Araujo;
    Cc: Alberi Bernardi Boiaski
    Assunto: RE: RES: ENCONTRO ESTADUAL DOS BANCÁRIOS DO RN

    Fazem oito anos, daqui a pouco nove, que estamos esperando um bom acordo. Já andaram (os sindicatos cutistas) insinuando que temos que ser comedidos no pedido de reajuste...
    Saiu este acordo de assédio-moral que "pacifica" os conflitos. Bom prá quem?
    Qual é o piso? Existe um projeto de lei da Isonomia desde 2005 que sai de uma gaveta para outra para ganhar tempo e fazer isonomia "rasteira; Ora, chega de abaixo-assinados que ninguém olha.
    Ler-Dort e doenças emocionais só fazem aumentar...
    Vejam os acordos coletivos... com condicionantes, greves desmontadas e nós é que somos despolitizados?!
    Ah sim... só para lembrar a todos: os bancários estão debandando geral dos Sindicatos porque não acreditam mais neles. Para citar um exemplo: em SP somente 18% dos bancários da Caixa são sindicalizados. Nosso despolitizado sindicato tem mais de 90% da categoria sindicalizada. Estamos todos os dias nas Agências, nas audiências, no MPT, na SRTE...
    Concordo num ponto: a Unidade, desde que ela nos ajude e que não discrimine. Não é o que estamos vendo.
    Marta Turra
    Saudações com lutas!


    ________________________________________
    Subject: RES: ENCONTRO ESTADUAL DOS BANCÁRIOS DO RN
    Date: Mon, 6 Jun 2011 19:06:25 -0300
    From: carlos-roberto.araujo@caixa.gov.br
    CC: martaturra@hotmail.com; alberi.boiaski@caixa.gov.br

    Isso é sério?

    A diretoria do SEEB-RN quer começar a campanha salarial chamando mais de 80% da direção dos sindicatos de mostro? Constrói-se alguma coisa com esse debate rasteiro e despolitizado?

    Em vez de buscar pontos que unifique a categoria, como a segurança bancária, a questão do assédio moral e LER-DORT, a busca de um piso salarial que dignifique a carreira dos bancários, etc, a direção do SEEB elege como inimigo, não os patrões e seus executivos, mas a grande maioria das direções dos bancários. Estas escolhidas livremente por suas bases.

    E tem mais, não participa dos fóruns da categoria. Parece que brincam de fazer sindicalismo.

    A Unidade da categoria é o ponto central. Sindicato é pra lutar contra qualquer patrão, seja banqueiro privado, seja governo.

    Sds, unidas

    Araújo


    ________________________________________
    De: marta turra [mailto:martaturra@hotmail.com]
    Enviada em: domingo, 5 de junho de 2011 11:59
    Para: Carlos Roberto de Araujo
    Assunto: FW: ENCONTRO ESTADUAL DOS BANCÁRIOS DO RN


    Aí vai... vamos a luta porque só a luta muda a vida
    Venha ao Encontro, traga os colegas, discuta e busque seus direitos
    Campanha Salarial 2011!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    ENCONTRO ESTADUAL DOS BANCÁRIOS DO RN

    Divulguem imediatamente Encontro Estadual dos Bancários do RN que ocorrerá na sede do Sindicato no dia 11/06/2011.
    Início as 09h da manhã, sendo o almoço providenciado pelo Sindicato.
    Na oportunidade os bancários do RN estarão discutindo a campanha salarial 2011: Pauta, estratégia, tática, mesa de negociação, índice, etc., bem como a tirada de delegados para o Encontro Nacional de Oposição Bancária, que será realizado no dia 18/06/2011, em Recife/Pe.
    Vamos agitar nosso encontro, assim como prepará-lo, para que possamos fazer um bom debate, e tirar os encaminhamentos necessários, no sentido de fortalecer um pólo, que lute contra o monstro de três cabeças (Governo/Contraf-Cut/banqueiros). Contruiremos uma pauta alternativa que, de fato, represente os anseios e necessidades dos trabalhadores bancários.
    É importante a participação de todos.
    À noite Festa Junina na Área de Lazer do Sindicato!

    Marta Turra
    Coordenadora Geral do SEEB/RN

    ResponderExcluir