segunda-feira, 20 de junho de 2011

Encontros regionais preparam 13ª Conferência Nacional dos Bancários

Sindicatos e federações de todo o país estão promovendo conferências e encontros estaduais e regionais, aprofundando os debates e preparando a 13ª Conferência Nacional dos Bancários, o mais importante fórum de deliberações da categoria, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo. Neste final de semana aconteceram eventos em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Piauí, Pará e Espírito Santo.


De acordo com calendário definido pelo Comando Nacional, reunido no dia 31 de março, as conferências regionais devem acontecer até 24 de julho. Quatro grandes temas foram definidos para discussão: emprego e remuneração; saúde do trabalhador e condições de trabalho; segurança bancária; e sistema financeiro nacional. Eles devem ser abordados de forma transversal, levando em consideração em todos eles as questões de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência.


Com o objetivo de aprofundar os debates, a Contraf-CUT editou um caderno com textos de subsídios para os bancários, com um texto sobre Emprego Decente, adaptado do conceito de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que a CUT Nacional adotou como uma das estratégias de luta dos trabalhadores brasileiros para 2011.


Bancos federais


Além das conferências regionais, estão acontecendo os encontros em preparação aos congressos nacionais dos funcionários dos bancos federais, intensificando a organização e a mobilização nas instituições públicas.

Os congressos dos empregados da Caixa Econômica Federal e dos funcionários do Banco do Brasil serão realizados em São Paulo e o do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Itamaracá-PE, todos eles nos dias 9 e 10 de julho. Já o congresso dos empregados do Banco da Amazônia ocorre nos dias 2 e 3 de julho, em Belém.

Fonte: Contraf-CUT


Diretores do Sindicato(conlutas) defenderam o isolamento do RN.

Os diretores do sindicato do RN, defenderam a não participação do Rio Grande do Norte nos congressos do BB, CEF e BNB, e tambem da Conferência Nacional. O RN estará na campanha isolado, é de lamentar a falta de compreensão da sua diretoria em deixar a sua base de fora das discussões dos forúns nacionais, é uma diretoria que prefere se manter no retrocesso, correr no sentido contrário, não reconhecendo a importância da unidade da categoria na nossa campanha nacional. Defender a tese do isolamente é ter medo de enfrentar os debates regionais e nacionais. Com esta decisão dos diretores do sindicato(conlutas) prejudicou os companheiros e companheiras da base do RN,  estão todos de fora dos eventos que fazem parte da organização da nossa Campanha Nacional. Estamos isolados.

Obs. Este blog não deixará a nossa base sem informações do quadro nacional, é só acessá-lo que você ficará informado.
 Unidade Bancária do RN-CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário