CUT marca presença na comemoração dos cinco anos da Lei Maria da Penha
Escrito por: Secretaria de Mulheres da CUTAs militantes cutistas marcaram presença na atividade que celebrou os cinco anos da implantação da Lei Maria da Penha, realizada na última sexta-feira (05), na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. A delegação da CUT contou com cerca de 80 trabalhadoras, muitas do interior do estado, além das secretárias da Mulher da CUT Paraná e Rio de Janeiro, Regina Cruz e Virgínia Berriel.
O evento “5 anos da Lei Maria da Penha – Proteção e Segurança que Mudam a Vida das Mulheres” foi promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, com apoio da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro.
Para Regina Cruz, a atividade foi muito importante pelo fato de divulgar a legislação e os serviços de proteção às mulheres vítimas de violência, mas não muito que comemorar. “Falta muita estrutura para atender as mulheres. No caso do Paraná, dos 399 municípios, apenas oito contam com delegacia da mulher”, protesta Cruz.
A programação começou com exposição nos stands de serviços especializados da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar e ações de apoio. Uma hora mais tarde foram iniciadas as oficinas em três espaços com temas distintos: “violência de gênero e legislação brasileira – caminhos após a Lei Maria da Penha”, “troca de saberes e experiências no enfrentamento à violência contra a mulher” e “varal de dúvidas e expectativas: respondendo às questões sobre a Lei Maria da Penha”.
Paralelamente às oficinas aconteceu Feira da Economia Solidária, Cinemateca com mostra de curtas metragens sobre a temática gênero, brinquedoteca, entre outros. O dia de atividades terminou com Ato Público com a participação da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres a Presidência da República. Durante a manifestação foi entregue um milhão de cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, produzidas pelo Sistema Petrobrás, e também aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação para ampliação da Central de Atendimento à Mulher - 180. O show da cantora Beth Carvalho encerrou o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário